Todos os anos (desde 2014) vamos ao Minho. A ocasião chama-se Festa do Alvarinho e do Fumeiro e, decorre em Melgaço no fim-de-semana do 25 de Abril ou no de 1 de Maio.
A Festa é muito gira e animada. Quando lá chegamos compramos um copo de vinho que vem dentro de uma bolsinha para pôr ao pescoço, depois é escolher uma mesa e ir comprando os pães, o chouriço e o queijo e, claro, as garrafas de vinho verde Alvarinho.
A animação durante a "refeição" é boa, mas a partir das 10h da noite começa a bombar. Normalmente, a animação musical dura até por volta da uma, duas da manhã. O ideal é chegar cedo (a partir das 19h) para conseguir arranjar mesa. A outra solução são os restaurantes, mas a ementa é limitada e não se come tão bem. Uma das melhores partes é as pessoas que conhecemos quando se juntam para pôr uns pratinhos com comida ou o vinho.
As manhãs e as tardes servem para visitar a cidade de Melgaço ou outras cidades vizinhas, almoçar (ou não) em Espanha, visitar o Palácio da Brejoeira ou Castro Laboreiro.