30.10.10

Halloween: EUA ou Portugal?

Halloween é uma tradição levada por emigrantes irlandeses para os Estados Unidos, e é celebrada no dia 31 de Dezembro.
O Halloween nos EUA consiste em várias coisas (bastante interessantes) como, trick or treating, as pessoas mascaram-se (parecido com o Carnaval... não são só fatos "assustadores"), fazem-se festas, partidas, "caminhadas", e veêm-se filmes de terror.
Em Portugal, parece-me que o Halloween, ou Dia das Bruxas (nós adoramos traduzir as coisas) é diferente. As crianças, na 6a feira antes de 31, levam para a escola os seus fatos, no entanto, também andam a perguntar (aos vizinhos... do prédio) se querem doçura ou travessura (mas porque traduzimos tudo?... ou isso são os espanhóis?... it doesn't matter). Mas, não podemos pregar partidas (em Portugal só se vive em prédios) nem "caminhadas" (só se for na serra de Sintra ou em Monsanto), e o pessoal prefere ir mascarado para as discotecas e bares, que fazem festa próprias, do que juntar-se e assistir a uma maratona de filmes de terror (filmes de jeito... porque Paranóia, Shrek não sei das quantas e Twilight não o são... mas Paranóia até nem é mau, e Twilight... depende).
Acho bem que Portugal importe esta tradição norte-americana, mas penso que deveria ser transmitida aos portugueses de outra maneira (Bairro Alto, Parque das Nações são bons locais... mas não o suficiente).

Sem comentários:

Enviar um comentário